18 de abril de 2008

LITERATURA

Cresce gênero infato-juvenil em MT

Cresce produção literária no Estado de Mato Grosso, principalmente no gênero infanto-juvenil
VIVIANE PETROLI
Especial para o Jornal Circuito Mato Grosso


Yasmin Nadaf (Foto: Viviane Petroli)
Assim como as artes-visuais, a produção audiovisual e a dança, a literatura mato-grossense vem adquirindo seu espaço nos últimos anos e pegando no gosto das pessoas, principalmente das crianças e adolescentes.

De acordo com a escritora de crítica e história literária, Yasmin Nadaf, a literatura mato-grossense está num bom estágio, tanto em nível de obras quanto da estética. Yasmin, que até o momento lançou cinco livros, afirma que no que diz respeito à qualidade das editoras, Mato Grosso pode ser comparado a grandes centros como Rio de Janeiro e São Paulo.

Livros nas prateleiras das livrarias
A maioria das pessoas quando entram em uma livraria, o fazem em busca de livros best-sellers que estão expostos nas vitrines ou na prateleira principal. Yasmin conta que uma livraria de Cuiabá possui prateleiras próprias para os livros de autores mato-grossenses em sua loja no centro da cidade e em outra localizada em um dos shoppings.

“As livrarias têm aumentando o espaço para nossos escritores. O que falta nelas são os livros aparecerem nas vitrines”.

A escritora Yasmin Nadaf
Formada em Letras com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Literatura, Yasmin Nadaf teve sua primeira publicação em 1986, quando escreveu um ensaio crítico para uma coletânea que o escritor Silva Freire estava escrevendo. Em seguida Yasmin começou a escrever para o Suplemento Literário de Minas Gerais. Recentemente a escritora lançou o livro ‘Machado de Assim em Mato Grosso’, que escreveu para marcar a presença e a influência do escritor no Estado. “Escrevi para que Mato Grosso também pudesse fazer parte do Centenário de Machado de Assis, que é comemorado este ano”, explica Yasmin que pretende publicar sua tese de pós-doutorado, cujo tema foi um jornal chamado ‘Novo Mundo’.

Yasmin que possui um amplo acervo, de mais de 100 obras da imprensa cultural, no final de 2007 conseguiu adquirir uma cópia original do livro ‘Lembranças de Mato Grosso’, da escritora Maria do Carmo Melo Rego, escrito em 1897 que ficou em exposição na Semana da Mulher na Assembléia Legislativa de Mato Grosso, em seguida na OAB e hoje está em exposição na Univag.

Aldenora de Sá Porto
Aldenora de Sá Porto é uma das escritoras mais conhecidas no Estado, principalmente pelo seu livro ‘Mulheres Esquecidas’, de 1947, que fala sobre as prostitutas da região de Poxoréo.
Segundo Yasmin, com este livro Aldenora foi convidada para participar de um congresso na Rússia e ao voltar passou a ser perseguida pela Ditadura Militar, pois pensavam que ela era comunista. Hoje Aldenora vive em São Paulo.

Novos escritores estão surgindo

Assim como escritores mato-grossenses consagrados, como Ricardo Guilherme Dicke, novos escritores estão surgindo nos últimos anos. A exemplo deste surgimento temos a jornalistas Neusa Baptista que acaba de relançar seu livro infanto-juvenil ‘Cabelo Ruim? A história de três meninas aprendendo a se aceitar’, pela editora Tanta Tinta.

Neusa conta que a idéia de escrever um livro surgiu de seu marido, o também jornalista João Negrão, que sugeriu para ela escrever um livro voltado para as crianças. “A princípio, achei que não daria conta, mas o livro "saiu" fácil, pura inspiração”.

Apesar de ter vários textos já publicados ‘Cabelo Ruim?’ é o primeiro livro que a jornalista escreve. Com o tema voltado para a auto-aceitação perante o racismo, o livro conta a história de três meninas que aprendem a lidar e conviver com seus cabelos crespos “num ambiente totalmente adverso: pais e professores indiferentes à questão, colegas de sala preconceituosos”. Ainda de acordo com a jornalista, apesar de ser uma história pesada é contada de forma leve e divertida.

“A idéia de falar sobre o preconceito contra o cabelo crespo e a auto-aceitação entre as mulheres negras, já me ocorreu há muito tempo, logo após terminar o curso de Comunicação Social, resenhei um projeto de Mestrado sobre o assunto, que cheguei a começar, mas não terminei”. A jornalista afirma que, futuramente, pretende publicar livros voltados para outros públicos.

Neusa Baptista analisa que no Estado de Mato Grosso a produção literária está boa, tanto por parte dos novos quanto dos antigos escritores, mas que sente falta de certa organização por parte de todos. “Eles não estão inseridos neste movimento de organização que está havendo de uns anos pra cá no Teatro, por exemplo”.

Quando perguntada se teve algum incentivo para publicar seu livro, Neusa conta que no ano de 2006, para a primeira edição, teve apoio da Lei Estadual de Fomento à Cultura. Já a partir da segunda edição, contou com o apoio da Editora Tanta Tinta.

Para este livro Neusa teve a ajuda da designer Nara Silver para fazer as ilustrações. “Deixei ela livre para utilizar a técnica que achasse mais interessante, apenas orientei quanto aos desenhos que queria. E ficou lindo! Acho que o desenho, para o público infanto-juvenil, são 50% do livro, eles são o primeiro item que a criança olha. Se são legais, já levam para o texto”, conta Neusa.

Conheça alguns escritores e poetas mato-grossenses:
Ricardo Guilherme Dicke, Carlos Gomes de Carvalho, Pedro Rocha Jucá, Paulo César Prince Ribeiro, Gabriel de Mattos, Manoel de Barros, Dom Aquino Correa, Neusa Baptista, Públio Paes de Barros, Luciene Carvalho, Marta Helena Cocco, Lucinda Persona, Ivens Cuiabano Scaff, Aldenora de Sá Porto, Wander Antunes (quadrinhos), Ricardo Leite (quadrinhos), Benedito Sant’Ana da Silva Freire, Tereza Albues, Otávio Cunha, Marilza Ribeiro, José de Mesquita, Cesário Prado, Maria de Arruda Muller, Dunga Rodrigues, Yasmin Nadaf, Maria do Carmo Melo Rego, Antônio Sodré, Rubens de Mendonça, Paulo Pitaluga Costa Silva, João Carlos Vicente Ferreira, Cristina Campos, Hilda G. Dutra Magalhães, Amália Verdangieri, entre outros autores.

Nenhum comentário: