De São Gabriel/RS para Cuiabá/MT
Em 2008 o 9° Batalhão de Engenharia e Construção completa 91 anos de existência entre o Rio Grande do Sul e Mato Grosso, além de missões no exterior
VIVIANE PETROLI
Especial para o Jornal Circuito Mato Grosso
O 9° Batalhão de Engenharia da Construção, mais conhecido como 9° BEC, inicialmente se chamava 3° Batalhão de Engenharia e foi criado em 26 de dezembro de 1917. Em 02 de janeiro de 1918 foi instalado provisoriamente, em São Gabriel (RS) até 1924 quando teve suas instalações transferidas para Cachoeira do Sul (RS).
A autorização para a organização do 3° Batalhão de Engenharia foi concedida pelo então Ministro da Guerra por do aviso ministerial n° 1007, que foi publicado no Boletim do Exército n°139, de 31 de dezembro de 1917.
Quando em 22 de abril de 1922, em meio ao cumprimento do decreto n° 15.235, de 21 de dezembro de 1921, o Batalhão foi reorganizado, divido e incorporado à 3ª Divisão da Infantaria na 3ª Região Militar. Sua divisão ficou em Estado-Maior, Serviço de Saúde, Serviço de Veterinária, Serviço de Intendência, 1ª Companhia de Sapadores Mineiros, 2ª Companhia de Sapadores Mineiros, Companhia de Ponteiros e Companhia de Transmissões.
Em 1934, quando foi transferido de Cachoeira do Sul para Vacaria, o Batalhão novamente passou por uma nova organização, tendo duas Companhias de Sapadores, uma Companhia de Transmissões, uma Companhia Ferroviária e uma Companhia Extranumerária. Nesse ano recebeu a missão para construir o trecho da rodovia que ligava Vacaria a Passo do Socorro (aproximadamente 45 quilômetros).
3° Batalhão de Sapadores
Em 20 de fevereiro de 1935, após publicação do aviso n° 99 no Boletim do Exército n° 10, o 3° Batalhão da Engenharia passou a se chamar 3° Batalhão de Sapadores e recebeu como missão construir a rodovia que ligava as cidades de Vacaria-Lagoa Vermelha- Passo Fundo/RS, o que dava 181 quilômetros de obra que foi iniciada no ano de 1938.
Neste período o Batalhão passou a constituir o Estado-Maior, Companhia Extranumerária, Companhia Montada de Sapadores e 1 ª e 2ª Companhia de Sapadores.
3° Batalhão Rodoviário
Em janeiro de 1939, por ordem do Ministro da Guerra, o Batalhão, novamente muda de nome e passa a se chamar 3º Batalhão Rodoviário. No mês de agosto do mesmo ano sua sede passa a ser em Lagoa Vermelha.
No dia 31 de agosto de 1942, através do Decreto nº 10.558, é declarado Estado de Guerra em todo o território brasileiro e em 29 de julho de 1944 a ponte que passa sobre o rio Santa Rita e o trecho asfaltado na rodovia Vacaria-Lagoa Vermelha é inaugurado.
CER 7
Em junho de 1947, o Batalhão tem seu nome novamente alterado e passa a se chamar Comissão de Rodagem número 7 (CER7), com sede ainda em Lagoa Vermelha. Nesta época tiveram a missão de construir trechos da rodovia que ligava Vacaria a Lagoa Vermelha e a Passo Fundo.
3º Batalhão Rodoviário
No ano de 1950, o CER 7 é desativado e o 3º Batalhão Rodoviário, com sede em Vacaria, é efetivado. Ainda em 1950, com proximidade da finalização das obras Tronco Sul e para atender às obras da BR 285, sua sede passa a ser no município de Carazinho, ainda no Rio Grande do Sul.
De Carazinho para Cuiabá
Em 28 de julho de 1970, o 3º Batalhão Rodoviário passa a se chamar 9º Batalhão de Engenharia da Construção (9º BEC), através do Decreto nº 66.976, após o governo federal sentir necessidade de executar o Plano de Integração Nacional (PIN).
Em 31 de janeiro de 1971, o 9º BEC sai de Carazinho, sua última sede no Rio Grande do Sul e vem para Cuiabá para colocar em prática a missão de construir a BR 163, ou seja, construir 1.114 quilômetros ao norte e para realizar a manutenção da BR 364 no trecho Cuiabá - Barracão Queimado.
Segundo o coronel Fernando Miranda do Carmo, que assumiu o comando do 9º BEC desde 25 de janeiro de 2008, o primeiro coronel do 9º BEC, em Cuiabá, foi o coronel engenheiro José Meireles de 1971 a 1973, que por sinal também foi prefeito de Cuiabá. “A primeira instalação do Batalhão, em Cuiabá, foi onde hoje é o SESC Arsenal e tempos depois veio para a região da Avenida Fernando Correa, onde até hoje se encontra numa área de vinte hectares”. A princípio o batalhão deveria ser construído nas proximidades do Círculo Militar.
A importância do Batalhão para MT
O 9º BEC veio do Rio Grande do Sul para Cuiabá com a finalidade de construir a BR 163 e de lá para cá vem realizando várias obras. “Temos condições para fazer rodovias, ferrovias e aeroportos, além de construir casas, açudes e poços artesianos”, diz o Coronel Miranda.
Ainda de acordo com o Coronel, o 9º BEC, participa da Companhia de Engenharia da Força de Paz no Haiti. “Há dois anos, mais ou menos, estamos enviando oficiais, sargentos, cabos e soldados para esta companhia”.
Atualmente, o 9º BEC é responsável por duas obras em andamento no Pará, sendo uma de pavimentação de 32 quilômetros da BR 230 (Transamazônica) na região de Miritituba e a construção e alargamento de cinco pontes na BR 163. Já em Mato Grosso estão realizando a pavimentação de 50 quilômetros da BR 163, em Guarantã do Norte. “Nestas três operações, no Pará e em Mato Grosso, são mil e cem homens, entre militares e civis, que estão trabalhando, mas nem todos são do 9º BEC, alguns são contratados”.
Maquinário
O 9º BEC para realizar estas operações de pavimentação e construção possui um frota própria de maquinários, mas deverão ser contratados mais equipamentos, viaturas e pessoas por meio de processo licitatório, para a realização de novas obras que estão previstas pelo Governo de Mato Grosso nos próximos meses. “Temos setenta e dois equipamentos e setenta e oito viaturas. São retroescavadeiras, moto niveladoras, trator de esteira, rolo compactador, além de usina de asfalto, usina de britagem e a pavimentadora”.
Segundo o coronel Miranda, o Batalhão ainda coopera em missões subsidiárias como a Campanha da Dengue que em breve estará sendo realizada. “Participamos da Ação Cívico-Social (ACISO), onde o médico dentista do 9º BEC atende a população onde realizamos as operações”.
Alistamento militar
O Alistamento Militar é obrigatório para todos os jovens ao completarem 18 anos e, conforme o Coronel Miranda, cerca de 2% a 3% destes jovens acabam entrando para o quartel. “No exército, de maneira em geral, só entra quem realmente quer servir. Os que entram no 9º BEC acabam saindo com alguma especialização como em funilaria, pintura, operação de máquinas, padaria, mecânica, entre outros cursos que são realizados em parceria entre o quartel e o SENAI ”.
Até o momento da formação os jovens passam por todos os procedimentos para entrar, inclusive avaliação médica. Logo após são encaminhados para um Campo de Instrução do Coxipó do Ouro, localizado a 19 quilômetros de Cuiabá, nas proximidades da Chapada dos Guimarães, onde são realizados os acampamentos, nos quais o soldado aprende o básico do quartel.
“No país todo são realizados estes acampamentos básicos, depois é realizada a qualificação militar onde os soldados são destinados para seus cargos dentro do Batalhão, como pintura, cozinha, motorista, mecânico, construção entre outros”.
Dispensa do Alistamento
O coronel Miranda diz que somente são dispensados do exército aqueles rapazes que possuem problemas cardíacos, algum tipo de alergia, problemas de visão com grau elevado e dificuldades na mobilidade.
9 comentários:
Meu marido foi Comandante no 9º BEC, aí em Cuiabá.
Lembranças maravilhosas tenho da cidade e do quartel, o lindo quartel.
Liliane
Como filho desta terra eu tive o maior orgulho de ter servido a pátria no glorioso e querido 9Bec,que para nós Matogrossensses foi o fator de integração de nosso Estado pois na sua esteira civilizatória nasceu o Mato Grosso que deu certo,parabèns para nós pois por seus portões passaram insignes chefes militares e o atual não poderia ser diferente pois tive a honra e previlégio de conhece-lo ainda na AMAN e sei do seu grande patriotismo e da sua alma de soldado.Um forte abraço á todos os irmãos nonobequeanos que continuam na nobre missão integralizadora da fronteira oeste e do Brasil.Paz,saúde e sorte para todos.julio augusto de oliveira soarestcelref.
eu sou o es soldado barbosa 863 alva 2008 eu servi esse quartel e gostei muito só fui na rota por mancada minha mesmo, eu me arrependo muito de ter saido dai , se eu pudesse voltar al passado eu estaria ai até hoje e ate cumprir meus 7 anos ai, queria muito se o coronel miranda do carmo me convocasse de volta pra voltar para o 9becnst , pra mim voltar de volta pra ciaeqp , mi arrependo muito se tivesse um novo jeito de voltar eu voltaria.
fui militar no 9 Bec da turma de 1989
meu comandante naquela epoca foi o coronel Enzo Martim Pere hoje é nosso atual general de exercito. fui do quinto pelotão meu sub comandante era o Major Mathias. entre todas as figuras querida que conheci em caserna nunca me esqueço do corneteiro Luiz Antonio, e o seu Irmão mais novo do sexto pelotão o cabeça de caqui, meu nome é Paulo Cesar numero 917 cabo na reserva, Qm 0522 sapador. Um Grande abraço deste saudoso Guerreiro do castelo lendario da arma azul turquesa. cesar.sul@hotmail.com 41 3327 8494 Cb Paulo Cesar
eu servi o 9 bec em 1971 ,fui soldado ,meu nome Sebastiao n732 trabalhei na Cuiaba Santarem na topografia o nosso comandante era coronel Meireles ,muitas saudades
servi o 9 bec em 1971 trabalhei na Cuiaba Santarem eu trabalhava na topografia ,meu nome de guerra era Sebastiao numero 732 1cia.muitas saudades daqueles tempos
Era soldado da 1ª Turma quando o 9º BEC mundo para Cuiabá, na epoca o Comandante era o Cel Meirelles, meu comandante de companhia era o Cap Horst Bockler, tinha também o Sgt Tonet, hoje encontra-se residindo no Rio Grande do Sul, um grande abraço os meus amigos do EB desta epoca meu nome de guerra era Sebastião nº 732, estou residindo aqui em Cuiabá-MT
Meu namorado é do 9º BEC - 2010 e ele tem ido nessas obras p/ o Pará!! Acho isso um saco, pois tenho que ficar sem ele aqui... Mas fui eu que incentivei... Agora tenho que aguentar neh... kkkk
Mas é isso...
Vcs deveriam trabalhar um pouco a mentalidade dos meninos que ae ficam, pois eles precisam sair maduros e não agressivos, do jeito que tem saido...
Depois de 37 anos revejo o 9 Bec, sou Argeu Luis secco, sou autor da letra do hino do 9 BEC. Servi de 1970 a 1973, fui sargenteante da CCSV, fui campeão de futsal no estado do Mato Grosso, realizado em Corumba pelo SENOBEC. Tenho um farto material em slides sobre toda a historia da rodovia BR 163,feito por mim, um abraço a todos.
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