7 de abril de 2008

Especial Aninversário Cuiabá - ARQUITETURA

Imigrantes dão nova feição a Cuiabá

Após a Guerra do Paraguai italianos e espanhóis deram um novo formato à arquitetura das moradias em Cuiabá. Historiador conta que anteriormente as casas seguiam o estilo colonial, marca dos portugueses

VIVIANE PETROLI
Especial para o jornal Circuito Mato Grosso

Ano vai, ano vem e as casas das famílias cuiabanas só mudam na maioria das vezes na decoração. Janelas grandes, namoros nas praças, passeios ao entardecer, o calor humano está em todo lugar, no abraço, no aperto de mão, no gesto, na expressão, no acolhimento dos cuiabanos com o próximo. A cidade é quente por natureza com gente de grande personalidade, como Domingas Leonor da Silva que ensina o Cururu e o Siriri nas escolas cuiabanas, os ribeirinhos, cantores como Pescuma, Henrique e Claudinho, escritores, artistas plásticos, repassam seus valores, costumes, tradições, crenças garantindo a perpetuação da sua cultura raiz, mesmo frente à chegada dos migrantes.


As casas antigas de Cuiabá são compridas e estreitas. Para ir da sala à cozinha seus moradores precisam passar por um longo corredor que, dependendo do tamanho da casa, parece não ter fim.

Contribuição
De acordo com o geógrafo e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, Aníbal Alencastro, com a chegada de imigrantes europeus, após a Guerra do Paraguai, Cuiabá ganhou novas feições. “Os italianos e os espanhóis trouxeram valiosas técnicas de construção de casas. É nessa época que muda a feição da cidade, porque as casas eram todas em estilo português ou colonial. Os italianos trouxeram para nós o zinco, que naquela época era chamado de frange. Eles coletavam aquela água na frente da casa com uma canaleta e faziam as platibandas mudando assim as feições das casas”. Ainda de acordo com o historiador, enquanto os árabes trabalhavam com o comércio os italianos e espanhóis trabalhavam com a arte nas casas utilizando também janelas venezianas e afrescos.


Quem chega não quer sair
Os cuiabanos adoram cozinhar (“Milho torradinho socado/ Canela/ Açucarada” – música de Henrique e Claudinho), se reunir, prosear, enquanto cozinham. As pessoas que vem para a querida Cuiabá, conhecida como Cidade Verde, nunca mais querem voltar para sua terra de origem. Já que aqui é uma cidade receptiva, de muita alegria, tradição, patrimônio, história, enfim, os cuiabanos são de maneira geral simples e deixam aflorar à pele toda a sua emoção.


Comparação
Em comparação com as casas de outros Estados, por exemplo Rio Grande do Sul, é possível observar que o telhado das casas de lá são caídos por causa da geada e da neve e a maioria das casas são de madeira, se tornando mais aconchegantes, enquanto que aqui os telhados possuem uma angulatura maior.


As famílias cuiabanas possuem o costume de, todo final de tarde, sentar-se na beira da calçada e colocar em dia a conversa com seus vizinhos ou até mesmo por cima da cerca ou muro. Na conversa eles falam da vida alheia, fazem fofoca do mundo artístico, política, falam de rezas, acontecimentos do dia, trocam receitas, falam as novidades, etc.

Enfim cada cidade, Estado ou país tem um costume diferente e quem chega de fora acaba se impressionado e muitas vezes gostando do que vê.

Um comentário:

Anônimo disse...

Mega Trash!!!