7 de abril de 2008

Especial Aniversário de Cuiabá - RELIGIOSIDADE

Festas típicas ainda atraem população

Apesar das tradições estarem mudando no decorrer do tempo na religião dos cuiabanos, população ainda comparece em massa nas festas tradicionais

VIVIANE PETROLI
Especial para o Jornal Circuito Mato Grosso

Igreja de Nossa Senhora do Carmo
e São Benedito
Fotos: Viviane Petroli
Festa de São Benedito e do Divino Espírito Santo são as festas religiosas tradicionais da população cuiabana, onde clero e fiéis se unem na organização transformando tal união em tradição.
De acordo com padre José Moura nos dias atuais a fé cuiabana está vivendo um momento de transformação no modo de pensar e de agir, pelo fato de a população ter crescido e a cidade também. “Vieram bastantes pessoas de fora, por isso a cidade cresceu. Eles trouxeram outras tradições para nós”. Ainda de acordo com o padre, Cuiabá está vivendo uma nova tradição. “Alguns ritos sólidos essenciais da Igreja Católica, em Cuiabá, estão sendo mudados, porque os fiéis quase não aparecem”.

Tal mudança pode ser vista no Sábado Santo, durante as festividades da Semana Santa. De acordo com o padre Moura compareceram apenas a terça parte dos fiéis, quando realizava uma missa na Igreja São Judas Tadeu. “Com relação à antigamente, os tempos estão mudando. Temos pela frente uma vida de formulação e inovações”.

“As pessoas de fora trazem movimentos religiosos diferentes para nós. Por exemplo, às quartas-feiras é dia de missa cheia na Paróquia de São Gonçalo, às vezes temos que utilizar a quadra de esporte ou o campo de futebol do Colégio São Gonçalo que é ao lado. Com o Vinde e Vede também ocorre o mesmo, durante o período de carnaval”, conta o padre que está em Mato Grosso desde 1952 e em Cuiabá desde 1980.

Festas
Apesar da mudança nas tradições religiosas de Cuiabá as grandes festas continuam a todo vapor, conforme Padre Moura. “Na Catedral temos a do Divino Espírito Santo, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito temos a festa de São Benedito e na Paróquia do Divino Espírito Santo, no CPA 2, também temos a festa do Divino Espírito Santo”.

Com relação às datas, ele diz que a festa de São Benedito é o ano inteiro e a do Divino Espírito Santo da Catedral é realizada no dia do Santo. “A festa de São Benedito une a população de Cuiabá e Várzea Grande. Toda terça-feira temos missa às cinco horas da manhã e para atender a demanda deste dia, resolvemos ampliar essa missa colocando à noite também às dezenove horas”.

Após as missas de São Benedito no período da manhã, nas terças-feiras, é servido o famoso ‘Chá-co-bolo’ e após a da noite é servido um jantar tradicional cuiabano aos fiéis com Maria Isabel, Farofa de Banana e entre outras iguarias da cidade.

Após a Semana Santa começa a ser preparada a festa de São Benedito para que, no primeiro domingo de julho, a festa ocorra definitivamente. Mas antes da festa de São Benedito acontecer, no mês de maio ocorre a visita das imagens de Nossa Senhora do Rosário e de São Bendito nas comunidades cuiabanas e mês de junho acontece a percorrida da bandeira pela cidade.

Paróquias tradicionais
São Paróquias tradicionais em Cuiabá: Catedral, Divino Espírito Santo do CPA 2, São Gonçalo, Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora da Guia.

Conheça alguns Santos padroeiros de Cuiabá
São Benedito
Nascido na Sicília, na Itália, em 31 de março de 1526, São Benedito é conhecido
como São Benedito, o Negro ou São Benedito, o Mouro. Nascido em berço de família pobre São Benedito foi pastor de ovelhas e lavrador, recebeu o apelido de Mouro por causa de sua pele. Aos 18 anos decidiu servir ao Senhor e aos 21 anos foi chamado por um monge dos irmãos eremitas de São Francisco de Assis para com eles viver.

Após 17 anos cumprindo seus deveres entre os eremitas, São Benedito foi designado para a cozinha do Convento dos Capuchinhos. Apesar de analfabeto e leigo por não ter sido ordenado sacerdote, com toda sua piedade, sabedoria e santidade os irmãos da comunidade o elegeram Superior do Mosteiro. São Benedito era considerado, pelos que moravam no Mosteiro, iluminado pelo Espírito Santo por fazer profecias. Após cumprir o tempo determinado como Superior voltou com muita humildade e alegria para suas atividades na cozinha do convento.

São Benedito sempre foi preocupado com aqueles que não tinham o alimento diário, então retirava alimentos escondidos do Convento e levava àqueles que necessitavam na cidade.
São Benedito veio a falecer em 04 de abril de 1589, em Palermo na Itália, aos 63 anos.
São Gonçalo
São Gonçalo do Amarante ou somente São Gonçalo é um Santo Português. Sua festa, geralmente, é realizada no dia 10 de janeiro. É conhecido como Santo casamenteiro das moças mais velhas, dos casais apaixonados e também dos violeiros.

Nossa Senhora do Rosário
Nossa Senhora do Rosário ou Nossa Senhora do Santo Rosário ou Nossa Senhora do Santíssimo Rosário tem este título por causa da aparição mariana a São Domingos de Gusmão em que Maria entrega um rosário ao Santo em 1208, na Igreja da Prouille.
Nossa Senhora do Rosário é uma Santa padroeira em vários lugares do mundo. Sua festa é comemorada no dia 07 de outubro.

Nossa Senhora do Carmo
Conhecida também como Nossa Senhora do Monte Carmelo, Nossa Senhora do Carmo recebeu este título com o propósito de relembrar o convento que fora construído em homenagem à Virgem Maria no Monte Carmelo, em Samaria, nos primeiros séculos do Cristianismo. A festa de Nossa Senhora do Carmo é realizada no dia 16 de julho.

Divino Espírito Santo
A festa do Divino Espírito Santo começou a ser festejada no Brasil no inicio das primeiras décadas de colonização do país. Seus símbolos são uma pomba branca e uma coroa.
O Espírito Santo faz parte da Trindade, assim como o Pai e o Filho. Seu culto é uma das práticas mais antigas do catolicismo popular brasileiro.

Um comentário:

Anônimo disse...

a igreja chama-se igreja de Nossa Senhora do ROSÁRIO e São Benedito e não de Nossa Senhora do Carmo como fora colocado aqui... No mais, está ótimo o post! parabéns!