27 de novembro de 2008

7 WONDERS

Pantanal segue na disputa das Maravilhas

Somente no Brasil são oito localidades na disputa pela entrada na lista das 7 Maravilhas do Mundo.

Por Viviane Petroli.


QUATROCENTOS - este é o número aproximado de localidades do mundo que estão concorrendo para ser uma das 7 Maravilhas do Mundo. Somente no Brasil são oito localidades. No país, o Pantanal que é representado pelo Parque Nacional do Pantanal, Monte Roraima, Floresta Amazônica, Chapada Diamantina, Lençóis Maranhenses, Pão de Açúcar, Cataratas do Iguaçu e Fernando de Noronha estão na disputa.


Com votação realizada através da Internet, pessoas do Mundo inteiro podem votar até o dia 31 de dezembro para classificar 77 Maravilhas que seguirão para uma nova etapa, em julho de 2009, de onde sairão 21 Maravilhas.

De acordo com o presidente do Comitê para eleição e diretor do Parque Nacional do Pantanal, José Augusto Ferraz de Lima, o Pantanal foi uma nomeação automática para ser uma das escolhidas, pois o mundo o reconhece. Ele ainda conta, que a maior dificuldade que o brasileiro hoje, tem enfrentado para votar no Pantanal ou em uma das outras sete localidades brasileiras, é o fato do site da 7Wonders ser totalmente em inglês. Por este motivo, foi montado um comitê para ajudar na divulgação, lançado no último dia 10 de novembro e um site para auxiliar os brasileiros a votar no Parque Nacional do Pantanal (www.votepantanal.com.br). “O Site Vote Pantanal dá dicas para as pessoas e faz o redirecionamento para o 7Wonders, onde a pessoa vota. Decidimos fazer isso porque o site da 7Wonder é pouco visitado por brasileiros por ser em inglês”, diz José Ferraz.

O Comitê para Eleição do Pantanal é formado por diversas pessoas ligadas e não ligadas ao Governo Estadual. Conforme José Ferraz, é um trabalho voluntário do Comitê, pois este já está pronto e agora restam os voluntários para divulgar a campanha e ajudar o Pantanal.

A exemplo disso, pode-se citar o cantor e ator Edmilson Lucialdo que, através de seu espetáculo ‘Mato Grosso em cena’, onde conta a história do Estado, estará realizando a divulgação da Campanha Vote Pantanal.

Importância
O Pantanal estar dentro de uma votação como esta, é de grande importância, pois incentiva o crescimento econômico, bem como a visita de turistas brasileiros e estrangeiros.

O Parque Nacional do Pantanal, está localizado numa área de 135 mil hectares ( do total dos 14 milhões de hectares) e tem suas ações de campanha discutidas em conjunto entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. “A tradição pantaneira, o homem pantaneiro faz parte da diversidade do Pantanal. O Parque Nacional é de grande importância, pois há pessoas que o visitam e são exigentes, fazendo desta forma, que seja obrigatória a conservação da biodiversidade, aumentando assim o turismo na localidade. O Parque Nacional do Pantanal, em 2000, foi eleito pela Unesco patrimônio da Humanidade e isso ajuda como um instrumento de divulgação”, lembra José Ferraz.

Votação e Dia D
Para auxiliar as pessoas na votação, o Comitê estará colocando 50 mil fichas de votação em circulação, onde será realizado o voto e a pessoa que preencheu a ficha terá somente que confirmar o voto via e-mail, assim como ocorre com quem vota pelo site da 7Wonders.

No último dia 12 de novembro foi considerado o Dia D para o voto no Pantanal, onde Cuiabá recebeu, em alguns pontos da cidade, acesso para a votação. Os locais onde a mobilização foi realizada foram nos Parques Estaduais Massairo Okamura e Mãe Bonifácia, Praça Alencastro, Shopping Pantanal, Centro de Eventos do Pantanal e também a sede da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

“O Comitê está buscando votos para o Pantanal no exterior também. A disputa está bem concorrida, está tendo uma grande repercussão. Só sentimos mesmo a dificuldade para votar pelo site, até por ser somente em inglês. Pretendemos fazer uma mobilização ainda maior, caso o Parque Nacional do Pantanal fique entre as 77 classificadas e depois entre as 21 Maravilhas classificadas. Vamos buscar votos de diversas formas”, conta José Ferraz.

Para Estado divulgação é tudo
Conforme o secretário de turismo do Estado, Yuri Bastos Jorge, o Pantanal, por estar concorrendo nesta votação das 7 Maravilhas do Mundo,já é uma ótima divulgação.

CMT – Qual a importância para o Estado o Pantanal estar concorrendo para ser uma das 7 Maravilhas do Mundo?
YBJ –
Importância e também interesse é a divulgação, não só a votação, o mundo inteiro saberá mais sobre o Pantanal. Aguçará o interesse e a vontade das pessoas em vir visitar o Pantanal, principalmente pessoas do exterior. Estamos concorrendo com mais sete localidades do Brasil e mais outras de outros lugares do Mundo. Estamos bem posicionados. Divulgação gera interesse, interesse gera curiosidade. Brasil (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), Paraguai e Bolívia estão defendendo o Pantanal nesta luta para ser uma das 7 Maravilhas.

CMT – Como o Estado tem incentivado a votação?
YBJ –
Conscientização e divulgação é o que podemos fazer. Fizemos um site, o Vote Pantanal, com fotos, como votar, está tudo na Internet onde é realizada a votação. A entrada do Pantanal nesta votação veio num momento bom para a regionalização da Travessia do Pantanal entre Mato Grosso e Mato grosso do Sul.

CMT – E o apoio do Estado como está?
YBJ –
Divulgação e eventos de mobilização para votação é o que estamos realizando, criamos o comitê e recentemente na feira da ABAV, no estande de Mato Grosso, colocamos um totem para que os participantes da feira votassem. Até o Ministro do Turismo votou no Pantanal, na ocasião.


*Fotos: José Medeiros (Pantanal)

4 comentários:

Thais Bueno disse...

eu estava lá, no dia D no shopping pantanal, durante a manhã.

foi bem legal, várias pessoas se interessaram pelo assunto (outras, se interessaram mais pelos brindes. hehe)

eu gostei de trabalhar pela campanha. :)

Marcos Jr. disse...

Conheci o seu blog através da comunidade "Jornalista blogueiros". Em relação ao post, é algo que não tem nem que discutir. Pois o Parque Nacional do Pantanal, Chapada Diamantina, Lençóis Maranhenses, Pão de Açúcar, Cataratas do Iguaçu e Fernando de Noronha são lindos por natureza. Pena que a Floresta Amazônica está sendo acabada com o desmatamento. Espero que muitas belezas brasileiras passem para a próxima fase da disputa. Mas como um bom paranaense, to torcendo para as Cataratas. Parabéns pelo blog o achei muito interessante.

Cecilia disse...

Olá! ainda não visitei exatamente o Pantanal, estive na Amazônia, mais achei o lugar mais bonito e magico que ja conheci, imagino que Pantanal deve ser perfeito,lindo!!

passei por aki, fazia tempo que nao dava uma voltinha...

bjos,
Cecilia
www.falaserionews.blogspot.com

Anônimo disse...

oie gostei muito eu vou fase aniversario no dia 09 de novembro faz um texto pra mim tá eu sou sua maior fã meu nome é israiany silva rangel eu tenho 11 vou faser 12bjos